Estão abertas até 24 de abril as inscrições para o Workshop “Uma forma diferente de gerir referências bibliográficas”, promovido pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Esta formação terá como tema principal o software Mendeley (recentemente adquirido pela Elsevier), um gestor de referências bibliográficas gratuito e uma rede social académica, que potencia a colaboração on-line, a descoberta de novas publicações e uma melhor organização da investigação. Possui aplicações móveis que permitem ter um acesso remoto aos artigos e referências. Permite a criação de um perfil académico onde se podem colocar as publicações do autor, e admite a criação de grupos privados (possibilita partilha de ficheiros e referências) e públicos (apenas contempla a partilha de referências). Possui ainda um plugin para os navegadores de internet através do qual se podem extrair os metadados das referências obtidas numa pesquisa, diretamente para a base de dados de cada utilizador.

O workshop terá lugar no dia 4 de maio na FPCEUP, entre as 14h e as 18h, e é destinado a estudantes, investigadores ou outros profissionais que utilizem a gestão de referências bibliográficas. A organização é da responsabilidade do LabR.

– Criação do perfil académico na rede
– Criação da biblioteca digital
– Gestão dos documentos e referências bibliográficas
– Utilização das citações (e.g. normas APA 6ª ed.), estilos e do plugin word
– Partilha de referências e documentos com grupos públicos ou privados

Os formandos terão acesso a um certificado de formação desde que frequentem a totalidade da sessão.
Metodologia: Exercícios práticos, sendo necessário cada formando levar o seu portátil.

Limitadas a 14 vagas, efetuadas para [email protected]
Inscrição através do envio de e-mail com as seguintes informações:
– Nome completo
– Habilitações literárias
– Profissão ou curso
– Instituição onde estuda ou exerce a atividade profissional

Inscrição até 24 de abril de 2013
Pagamento até 30 de abril de 2013
Propina: € 25

Após análise da inscrição é comunicada a sua aceitação e indicada a forma de pagamento por transferência efetuada até à data indicada.
Critérios de seleção: Ordem de recepção da inscrição.

Prof. Cristina Queirós: [email protected]
Laboratório de Reabilitação Psicossocial da FPCEUP / ESTSPIPP