Imagem1

A Universidade do Porto promove, de 12 de novembro a 3 de dezembro de 2014, o workshop “Expor (em) Espaços Não-Convencionais: Leituras e Estratégias”, a decorrer no edifício da Reitoria.

Coordenado pela Arquiteta Inês Moreira, este workshop dirige-se a um grupo heterogéneo de interessados em pensar sobre as relações entre uma exposição e as características do espaço que a acolhe. Pretende-se com isso introduzir os participantes à introdução e à reflexão sobre os diversos espaços onde se realizam exposições, e outros eventos culturais, para ajudar a desenvolver estratégias de comunicação entre museólogos, curadores, arquitectos/cenógrafos e outros agentes que intervêm no processo de concepção de um evento expositivo.

Partindo do contexto museológico,  as quatro sessões de formação serão dedicadas a espaços e conteúdos distintos. O curso é composto por duas vertentes: uma teórica, que trata de leitura de casos e de fornecimento de ferramentas para a leitura e interpretação de espaços, seguindo-se um breve exercício prático que consiste de análise colectiva de um espaço existente e sua adequação a um conceito curatorial proposto.

Programa:

12 de novembro – Contexto: espaços expositivos, características e potenciais. Os museus e centros culturais.
19 de novembro – Diálogos: relações entre conteúdo expositivo e contentor da exposição. Exposições e eventos.
26 de novembro  – Fragmentos: pré-existências num espaço, objectos a expôr, tecnologias e condições técnicas. Apresentação de local para o último exercício.
3 de dezembro – Exercício colectivo: interpretação de conceito expositivo, análise de espaço existente e exercícios na relação com o espaço.

Os interessados deverão inscrever-se aqui (inscrições limitadas a 10-12 alunos). O curto de frequência é de 50 euros (com 10% de desconto para membros da U.Porto).

Mais informações através do e-mail [email protected].