Wild Card Projects: Como transformar ideias em negócios

Estão abertas as candidaturas para o Wild Card Programme, um programa da rede EIT Health para indivíduos e/ou pequenos grupos até três pessoas que ainda não tenham uma empresa constituída. O objetivo? Transformar ideias de pessoas talentosas em negócios sustentáveis.

O Wild Card pretende construir duas novas ventures que forneçam produtos, soluções e serviços inovadores que causem impacto nos serviços de saúde. As duas equipas vencedoras vão receber também dois anos de apoio, e até 2 milhões de euros em financiamento, orientação e treino para os ajudar a transformar as suas ideias de alto risco em negócios comerciais prósperos.

Uma vez que o programa procura criar novas ventures, nenhuma startup é elegível para participar.

Para o 2019 Wild Card programme, os desafios são:

» Desafio 1: Saúde mental – como melhorar a prevenção, diagnóstico e tratamento para combater doenças do foro mental e fortalecer a saúde do cérebro.

» Desafio 2: Biomarcadores digitais – como melhorar o diagnóstico precoce aplicando biomarcadores digitais.

Neste momento, a rede EIT Health – da qual a Universidade do Porto é parceira, através da U.Porto Inovação –  está à procura dos melhores e mais brilhantes talentos da Europa para formar equipas compostas por membros com três perfis distintos:

» Líder técnico: concentra-se nas opções de tecnologia disponíveis, requisitos e questões arquitetónicas. É necessário alguém com vasta uma experiência em tecnologia ou ciência, que estará no centro da solução proposta;

» Liderança Clínica: concentra-se nas questões médicas e de prestação de cuidados de saúde (pode ser um médico, gerente de departamento clínico). É necessário ser alguém com experiência em ambiente de saúde;

» Líder de negócios: concentra-se nos objetivos gerais de negócios, a definição do cliente, o plano de negócios, etc. É necessário que seja um candidato com experiência em negócios. Seria uma vantagem se o candidato já teve experiência empreendedora. Um MBA não é necessário. Profunda experiência de mercado na área relacionada será valorizada.

As candidaturas devem ser preenchidas e submetidas online até às 23h59 (hora de Munique) do dia 10 de fevereiro de 2019.

Mais informações aqui.