Encontram-se abertas até 26 de novembro de 2021 as candidaturas para a Unidade de Formação InovPed ‘Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar’, promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em parceria com a Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e a Faculdade de Engenharia (FEUP).

O uso das tecnologias digitais é hoje evidente no ensino e na prática da arquitetura, que se encontra a recuperar um conjunto de teorias e conceitos ligados à ciência da computação, desenvolvidos sobretudo nas décadas de 60 e 70. Com a presença das ferramentas digitais para design e fabricação, remodela-se gradualmente a construção e a sua indústria, e altera-se a definição e função das profissões na área da arquitetura. Desde os anos 90, a arquitetura foi quase exclusivamente desenhada com computadores, o que representa um desafio à componente prática da disciplina, mas também à sua história e teoria. Mais recentemente, a personalização em massa e a impressão 3D cuja teoria e prática começaram a ser abordadas nas escolas de arquitetura e estão agora a ser discutidas também por escolas de negócios e de economia em todo o mundo.

Assiste-se assim a uma procura reiterada da inovação, o que implica um profundo entendimento não só das tecnologias digitais, mas também de um pensamento crítico acerca da cultura digital que porventura possa orientar a sua aplicação à prática.

A Unidade de Formação InovPed ‘Cultura Digital – Espaço(s) de Habitar’ irá explorar um novo foco na teoria e história transversal e interdisciplinar que contribuirá para a formação de um olhar crítico sobre o tema. Por um lado, um enquadramento conveniente da história da tecnologia na arquitetura, e por outro explorando a nível teórico-prático os atuais desenvolvimentos das tecnologias digitais e computacionais na disciplina, abordando outros campos disciplinares, relacionadas e transformadas pelo digital, como o design de comunicação, os media, a cibercultura e as ciências da computação.

A formação tem como destinatários atuais e antigos estudantes da U.Porto, bem como profissionais de áreas disciplinares como Arquitetura, Design, Artes, História da Arte, Engenharias e áreas afins.

Composto por 12 sessões, o curso vai decorrer de 7 de fevereiro a 18 de maio de 2022, às quartas- feiras, das 14h30 às 17h00, nas instalações da FAUP.

Mais informações aqui.