Numa altura em que o Mar surge como uma das apostas estratégicas do País e, seguramente, uma das áreas prioritárias para a I&D+i dos próximos anos em Portugal, a Universidade do Porto junta-se a este debate, promovendo no próximo dia 7 de maio, duas sessões divulgação e de discussão da Estratégia Nacional para o Mar (ENM).

Aprovada pela Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar, a 27 de fevereiro, a versão preliminar da Estratégia Nacional para o Mar (ENM) está em discussão pública até ao próximo dia 31 de maio. Esta é por isso uma boa oportunidade para debater um documento que, pelas responsabilidades que tem vindo a assumir na área, a U.Porto encara como um instrumento da maior importância para alinhar as suas competências com as prioridades da ENM.

Paralelamente à discussão da ENM, esta sessão dupla será também aproveitada para apresentar o Pólo do Mar (ou UPmar) do UPTEC Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, que está em fase de construção no interior do Porto de Leixões. Espera-se ao mesmo tempo iniciar um processo sistemático de levantamento/registo de competências do espaço U. Porto, na área do mar.

As sessões vão ter lugar nos auditórios da Faculdade de Medicina (10h)  e da Faculdade de Letras (15h) da U.Porto e destinam-se especialmente aos docentes e investigadores da U.Porto cujo trabalho se relacione com a temática do Mar.