Estão abertas as inscrições para a edição 2013 das Summer Sessions promovidas pela University of California, Berkeley (UCBerkeley).

Estas Summer Sessions oferecem mais de 600 cursos cada verão em variadas áreas de estudo. Os cursos são oferecidos em com sessões com diferentes durações – de 3 a 10 semanas –, entre maio e agosto. Cerca de 16.000 alunos frequentam a UCBerkeley no verão, dos quais cerca de 4000 são visitantes (estudantes não regulares da UCB).

A inscrição é feita numa base first come-first served, não existindo qualquer processo de seleção nem restrição de vagas nem de cadeiras para estudantes portugueses. Nesse sentido, aconselha-se os interessados a proceder à inscrição com a maior antecedência possível.

Para efetuar a inscrição nas Summer Sessions 2013, devem ser seguidos os seguintes passos:

• Ler com atenção:

Fees, Refund Policy, Deadlines (mais informações aqui);

Academic Policies (mais informações aqui);

English Proficiency Requirement (mais informações aqui).

• Preencher (em maiúsculas e bem legível), digitalizar e enviar por e-mail ([email protected]) os documentos de candidatura em anexo (Application Form, Eligibility Form, Financial Form), junto da cópia do passaporte e do comprovativo de conhecimentos linguísticos (p.ex., BULATS).
  • Posteriormente enviar-se-á um email, confirmando a inscrição, com o número de registo e as informações necessárias para realizar o pagamento da inscrição por transferência bancária.
  • Após efetuar o pagamento da inscrição por transferência bancária, deverá enviar-se por e-mail ([email protected]) o comprovativo da mesma. Só após este pagamento, Berkeley emite o documento I-20, necessário para solicitar o visto de estudante, obrigatório para participar nas Summer Sessions.

Todos os custos devem ser assegurados pelos participantes, nomeadamente:

• Visiting International Student Fee: $430 per unit
  • Registration Fee: $335
  • International Service Fee: $300
  • Document Management Fee: $50

Sendo que existe um número mínimo de unidades (similares a créditos) em função da duração da sessão, os preços de inscrição vão variar dependendo da sessão de interesse. Por exemplo:

• Sessão A (6 semanas, 28 maio a 3 julho) = mín. 5 units = $430×5 + $335 + $300 + $50 = $2835
  • Sessão B (10 semanas, 10 junho a 16 agosto) = mín. 8 units = $430×8 + $335 + $300 + $50 = $4125
  • Sessão C (8 semanas, 24 junho a 16 agosto) = mín. 6 units = $430×6 + $335 + $300 + $50 = $3265
  • Sessão D (6 semanas, 8 julho a 16 agosto) = mín. 5 units = $430×5 + $335 + $300 + $50 = $2835
  • Sessão E (3 semanas, 29 julho a 16 agosto) = mín. 3 units = $430×3 + $335 + $300 + $50 = $1975

ALOJAMENTO

Os estudantes têm várias opções de alojamento, com preços que podem ir desde os US$1000 até mais de US$5000, em função da duração da sessão, entre as quais: Conference Services, International House, Berkeley Student Cooperatives, etc. (mais informações aqui)

REFEIÇÕES

Alguns alojamentos incluem um plano de refeições, normalmente 3 refeições entre semana e 2 refeições no fim-de-semana.

VISTO DE ESTUDANTE

Aproximadamente 280€ (taxa de visto da Embaixada 120€ + taxa SEVIS aprox. 160€).

SEGURO

Contratado pessoalmente por cada estudante interessado.

VOO

Comprado diretamente pelo estudante interessado.

POCKET MONEY

Dinheiro que o estudante deve levar consigo para pequenos custos diários que possam surgir.

Para mais informações e esclarecimentos, contactar o Serviço de Relações Internacionais da Reitoria da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].