O SexLab – Laboratório de Sexualidade Humana, sediado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) – está a oferecer um programa de tratamento para a disfunção eréctil com o objetivo de avaliar a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental e do tratamento farmacológico.

Este estudo irá necessitar de participantes com o diagnóstico de Disfunção Eréctil devido a fatores psicológicos (dificuldades de ereção sem causa médica associada), com idades entre os 18 e os 40 anos, numa relação heterossexual há 6 meses ou mais, sem psicopatologia e problemas de saúde ou toma de medicação que interfiram com a resposta sexual.

Os voluntários receberão tratamento psicológico ou farmacológico gratuito durante um período de 3 meses, sendo avaliados no início, durante e no final da intervenção. Os terapeutas envolvidos são psicólogos clínicos com formação especializada em terapia sexual, reconhecidos pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção psicológica utilizada com sucesso numa grande variedade de problemas psicológicos (desde a ansiedade até à depressão) e tem sido aplicada de forma sistemática também no domínio das dificuldades sexuais.

Mais informações em http://www.fpce.up.pt/sexlab ou através do e-mail sexlab.fpceup@gmail.com.