No contexto do ciclo de ações de promoção e apoio à participação portuguesa no Horizonte 2020, o Gabinete de Apoio ao Programa-Quadro (GPPQ) organiza uma sessão dedicada às oportunidades de investigação e inovação (I&I) sob o Desafio Societal “Saúde, Alterações Demográficas e Bem-estar”. A sessão, organizada em parceria com a Universidade do Porto, o HCP, o INEB e o I3S, decorrerá no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Edifício FC6 da FCUP), no dia 7 de novembro, entre as 9h30 e as 18h00.

O evento destina-se a todas as entidades nacionais – tecidos científico e inovador nacionais, como universidades, pequenas, médias e grandes empresas, centros de investigação, entidades públicas, associações de pacientes, hospitais, etc. – relevantes para os objetivos dos tópicos previstos nos primeiros concursos do Desafio Societal “Saúde, Alterações Demográficas e Bem-estar” (DS1), que serão expetavelmente publicados a 11 de dezembro de 2013, e encerrados entre fevereiro e março de 2014. Sob o tema “Personalising Health and Care” (PHC), os primeiros concursos 2014-2015 poderão contemplar 32 tópicos para projetos de investigação & inovação organizados sob 7 “atividades”.
Este evento pretende apoiar a preparação de candidaturas e a exploração de sinergias entre os participantes de forma a reforçar o perfil de oferta dos candidatos nacionais junto de potenciais consórcios europeus. O evento contempla, da parte da tarde, 4 sessões temáticas nas quais os participantes podem fazer apresentações flash (1-2 min) sobre a sua expertise e atividades de I&I relevantes para candidaturas aos primeiros concursos do H2020. Poderão ainda reunir bilateralmente com pontos de contacto nacionais, elementos das estruturas de apoio ou outros potenciais parceiros, de forma a esclarecerem quaisquer questões, ou aproveitarem a ocasião para explorarem eventuais colaborações.(networking).

No ato de inscrição, os participantes deverão identificar a(s) área(s) de interesse (através de referência aos tópicos previstos a concurso), assinalar as sessões temáticas nas quais pretendem participar e manifestar a intenção de reunir bilateralmente. Se é membro da comunidade U.Porto e deseja conhecer os tópicos previstos a concurso no âmbito do DS1, queira contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto (UProj), através do email  [email protected], solicitando o envio da versão atual do programa de trabalho (provisório e confidencial) e dos tópicos subordinados às sessões temáticas.

A participação na sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição online através desta página. A agenda provisória da sessão encontra-se disponível na mesma página.