No âmbito da programação de workshops que vem organizando ao longo do ano, a Reitoria da Universidade do Porto promove no próximo dia 2 de março, mais uma edição do seminário / workshop sobre “Como desenhar e defender a sua tese de doutoramento”.

Num contexto em que estudos recentes na Austrália, no Canadá, no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Índia demonstram que cerca de 50% dos estudantes não conseguem concluir o seu doutoramento (muitas das vezes por causa da falta de conhecimento de filosofia da ciência) a U.Porto, em parceria com a Idea Puzzle, procura contrariar essa tendência através desta formação aberta a toda comunidade . Do processo de revisão de literatura, passando pela recolha e análise de dados, e terminando na produção e defesa da tese propriamente dita, este workshop pretende esclarecer os participantes (atuais ou potenciais estudantes de doutoramento) sobre os diferentes processo e tarefas que fazem parte do desenho de uma investigação de doutoramento.

O seminário vai ser dirigido por Ricardo Morais, professor de Gestão e Estratégia na Universidade Católica Portuguesa e decorrerá na sala do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira) das 10h às 13h.

Em complemento com o seminário, os participantes serão familiarizados com o sistema de 21 decisões criado pela Idea Puzzle, no sentido de ajudar os estudantes de doutoramento em todo o mundo, a desenhar e a defender a sua investigação de doutoramento. As 21 decisões são baseadas na entrada `scientific method` da Sage Encyclopedia of Case Study Research (Morais 2010) e integram teoria, dados, método, retórica e autoria. O resultado é um desenho de investigação enfocado que reduz a incerteza da investigação.

A participação no seminário é aberta a todos os estudantes de doutoramento e de mestrado, professores e investigadores em qualquer área de conhecimento. A inscrição custa 39 Euros por pessoa e inclui um ano de acesso gratuito ao software online Idea Puzzle® (www.ideapuzzle.com), um ebook, um processador de texto e um gestor de ficheiros destinado à criação e gestão dedesenhos de investigação. A ficha de inscrição está disponível em http://docs.com/LB6V

O Power Point do último seminário está disponível em: http://docs.com/OTRT