O RedEmprendia Booster-e é um programa concebido para apoiar os empreendedores universitários iberoamericanos nas primeiras etapas dos seus projetos, dando-lhes a oportunidade de melhorarem as suas competências em gestão e administração empresarial com empresários de sucesso. O programa, que acaba de lançar a sua terceira edição, está orientado para estudantes e recém licenciados das 24 universidades ibero-americanas que fazem parte da RedEmprendia (Universidade do Porto é uma delas) e que já resolveram dar o passo de lançarem o seu projeto empreendedor.

Neste sentido, o RedEmprendia Booster-e coloca à disposição dos interessados meia centena de bolsas através das quais poderão realizar estágios de entre dois e três meses em pequenas e médias empresas  de sete países iberoamericanos. Durante este tempo, os empreendedores poderão viver uma experiência de formação ativa, conhecendo e participando em atividades como a procura de clientes, o desenvolvimento do produto ou o planeamento de novas linhas de negócio. Além disso, terão a primeira aproximação de um mercado estrangeiro e poderão alargar a sua rede de contactos internacionais.

Para jovens com um projeto empresarial

O prazo de inscrição no RedEmprendia Booster-e estará aberto até ao 31 de agosto de 2014. Os pedidos deverão ser enviados através de formulário online disponível no site do programa (www.redemprendia.org/booster-e) sendo que os candidatos devem pertencer a alguma das 24 universidades que fazem parte da RedEmprendia. Quem quiser candidatar-se deverá contar com um projeto empresarial e anexar um plano de negócio com o seu pedido.

O programa, em funcionamento desde 2011, oferece aos beneficiários uma bolsa de 1.000 euros mensais e uma ajuda para cobrir as despesas de deslocação decorrentes da estadia no país de destino. Os estágios poderão realizar-se em empresas da Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Portugal de 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2015.

Nas suas duas primeiras edições o programa originou um grande afluxo de pedidos, sendo que foram recebidos 461, e desfrutaram do programa 52 empreendedores de seis países.