O INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, instituição privada de investigação, abre concurso, até ao dia 10 de fevereiro de 2020, para a contratação de uma(a) Investigador(a) Doutorado(a) com contrato a termo resolutivo incerto, para o seu Centro de Unidade de Gestão e Engenharia Industrial.

A contratação será regida pelo disposto no Decreto-Lei nº 57/2016, de 29 de agosto, que aprova o Regime Jurídico do Emprego Científico, adiante designado abreviadamente por RJEC, na redação que lhe foi dada pela Lei nº 57/2017, de 19 de julho, pelo Decreto-Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de dezembro, pelo Código do Trabalho e demais legislação aplicável a contratos individuais de trabalho, bem como pelas normas internas do INESC TEC, tendo ainda em conta as condições específicas fixadas no regime jurídico acima referido para a contratação de doutorados no âmbito de projetos financiados por fundos públicos.

O contrato será a termo incerto no âmbito do Projeto Tec-FEL, com a referência POCI-01-0145-FEDER-031908(PTDC/EME-SIS/31908/2017), sem prejuízo de o INESC TEC poder, a todo o tempo, integrar o investigador nos seus quadros permanentes.

Nível remuneratório
Nos termos do artigo 15º do RJEC e do artigo 2º do decreto regulamentar acima referido, a remuneração base ilíquida mensal a atribuir é de €2.128,34, correspondente à posição remuneratória 1 do nível inicial, prevista na tabela constante do nº 1 do artigo 2º do Decreto-Regulamentar nº 11-A/2017, de 29 de dezembro.

Funções a desempenhar
Coordenação e realização de projetos de I&D e valorização do conhecimento, preparação de candidaturas de projetos de I&D, gestão de equipas e orientação de investigadores juniores, produção científica orientada a revistas e conferências internacionais, intervenção nas comunidades científica e profissional, bem como coordenação e participação em iniciativas de divulgação científica e tecnológica, particularmente na área da Otimização Robusta.

O foco desta investigação serão os problemas dinâmicos de roteamento de veículos, uma variante do problema tradicional de roteamento de veículos, onde é possível reajustar rotas ao longo do tempo. Fazendo uso da informação ‘just-in-time’ para reajustar dinamicamente rotas pode resultar em poupanças significativas nos custos e, ao mesmo tempo, atender melhor aos requisitos dos clientes. Pretende-se usar programação robusta para endereçar este problema.

Local de trabalho: INESC TEC, Porto, Portugal

Área de  trabalho: Otimização Robusta

Perfil requerido: Ao concurso podem candidatar-se os nacionais, estrangeiros(as) e apátridas que sejam titulares do grau de doutor(a) em Doutoramento em Engenharia e Gestão Industrial., ou área científica afim e detentores(as) de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

Requisitos mínimos: Candidato com artigos de investigação internacionais em Programação Robusta.

Factores de preferência: Experiência de projetos relacionados com o retalho.

Candidaturas
As candidaturas serão formalizadas mediante submissão online do respetivo formulário eletrónico no site do INESC TEC.