O INESC TEC abre concurso para a contratação de um/a Investigador/a na área de Sistemas Elétricos de Energia/Dinâmica e Estabilidade de Sistemas Elétricos. As candidaturas decorrem até 20 de dezembro de 2020.

Projeto: Contratação de Recursos Humanos Altamente Qualificados

Orientador Científico: Carlos Moreira

Duração do contrato: de 2021-01-01 a 2022-12-31

Local de trabalho: INESC TEC, Porto, Portugal

Área de trabalho: Sistemas Elétricos de Energia/Dinâmica e Estabilidade de Sistemas Elétricos

Descrição do Trabalho: Modelização dinâmica de sistemas elétricos convencionais bem como dos dominados por sistemas de conversão eletrónicos. Análise de estabilidade de sistemas dominados por conversores eletrónicos. Modelização e controlo de sistemas de conversão de energia em redes de transmissão e distribuição, considerando requisitos específicos e dinâmicas associadas (operação em modo grid-following e grid forming, inércia sintética, capacidade de sobrevivência a cavas de tensão, etc). Elaboração de documentos escritos atendendo ao o âmbito, metodologia, requisitos de dados, recomendações e principais conclusões dos estudos realizados.

Objetivos: Desenvolvimento de soluções inovadores e estudos para garantia de estabilidade de sistemas elétricos com elevados volumes de sistemas de produção ligados à rede através de conversores eletrónicos.

Habilitações académicas: Mestrado (Integrado) em Engenharia Eletrotécnica e Computadores

Requisitos mínimos: Conhecimentos sólidos sobre problemas, modelos e ferramentas de simulação e análise em regime estacionário e dinâmico de sistemas elétricos. Fluência em português e inglês (falado e escrito)

Fatores de preferência: Experiência comprovada no desenvolvimento de modelos de simulação dinâmica e estudos de comportamento dinâmicos de sistemas elétricos. Experiência comprovada no desenvolvimento de modelos e estudos de regime dinâmico, nomeadamente MatLab Simulink, PSS/E ou DigSilent.

Entidade Financiadora: CCDRN, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Regional Norte (Norte 2020) NORTE-06-3559-FSE-000116 .

Tipo de Contrato: Termo Certo

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa a contratos individuais de trabalho a termo certo, bem como pelas normas internas do INESC TEC.

Critérios de avaliação: A seleção dos candidatos basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de ponderação:
a) Curriculum relevante para a área de abertura do concurso
b) Experiência anterior comprovada.

Júri de Seleção: Presidente do Júri: Prof. Carlos Moreira;
Vogal: Prof. Bernardo Silva;
Vogal: Prof. João Peças Lopes;
Notificação dos resultados:
Os resultados do processo de seleção serão divulgados aos interessados por correio eletrónico.

Submissão candidaturas: Preenchimento de formulário eletrónico em www.inesctec.pt na secção SEJA NOSSO COLABORADOR