Encontram-se abertas até 6 de novembro de 2020 as candidaturas a um concurso para a contratação de um/a Investigador/a na área de Desenvolvimento de algoritmos de controlo preditivos para comunidades energéticas que integram armazenamento de energias, para o projeto BATERIAS 2030 – As baterias como elemento central para a sustentabilidade urbana, do INESC TEC (Porto, Portugal).

Área de trabalho: Desenvolvimento de algoritmos de controlo preditivos para comunidades energéticas que integram armazenamento de energias

Descrição do Trabalho: Análise do estado da arte na gestão de sistemas de armazenamento de energia tendo em conta a sua eficiência e degradação; Desenvolvimento de aplicações de gestão otimizada da comunidade energética; Implementação e validação de algoritmos computacionais em dados reais e ambiente laboratorial.

Objetivos: Desenvolvimento dos algoritmos de gestão de energia da comunidade tendo em conta a integração de armazenamento de energia distribuído. Implementação e teste dos algoritmos desenvolvidos no laboratório do INESC TEC e numa rede piloto.

Habilitações académicas: Mestrado em engenharia eletrotécnica e computadores.

Requisitos mínimos: Conhecimentos avançados sobre sistemas elétricos de energia. Conhecimentos avançados de técnicas de otimização. Conhecimentos avançados de Python.

Fatores de preferência: Experiência no uso de técnicas de otimização para a gestão de energia de edifícios e micro-redes.

Experiência em programação de sistemas embarcados. Fluência em Inglês e Português (escrito e falado).

Entidade Financiadora: ANI financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

Tipo de Contrato: Termo Incerto

A contratação será regida pelo estipulado na legislação em vigor relativa a contratos individuais de trabalho a termo certo, bem como pelas normas internas do INESC TEC.

Critérios de avaliação: A seleção dos candidatos basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de ponderação:
a) Curriculum relevante para a área de abertura do concurso
b) Experiência anterior comprovada.
Júri de Seleção: Presidente do Júri: Prof. Clara Sofia Gouveia;
Vogal: Prof. David Emanuel Rua;
Vogal: Prof. Jorge Correia Pereira;

Notificação dos resultados:
Os resultados do processo de seleção serão divulgados aos interessados por correio eletrónico.

Período de candidatura: De 2020-10-28 a 2020-11-06

Submissão candidaturas: Preenchimento de formulário eletrónico em www.inesctec.pt na secção SEJA NOSSO COLABORADOR.