Encontra-se aberto, até 25 de junho de 2020, o concurso de seleção internacional para a contratação de um(a) investigador(a) doutorado(a) no âmbito do projeto “From Data to Wisdom. Philosophizing Data Visualizations in the Middle Ages and Early Modernity (13th-17th Century)” – FDTW (REF.ª POCI-01-0145-FEDER-029717), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Ao concurso podem ser opositores/as candidatos/as nacionais, estrangeiros/as e apátridas que sejam titulares do grau de doutor/a em Filosofia, ou Estudos de Design ou Humanidades Digitais, e detentores/as de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

São requisitos especiais de admissão:

1. Tese de Doutoramento sobre a cultura visual, e a transmissão do conhecimento, na primeira modernidade, com ênfase no contexto português;
  2. Disponibilidade para iniciar funções em julho de 2020, que deverá ser indicada na Carta de Motivação.

São requisitos preferenciais:

1. Tese de Doutoramento onde se desenvolva um estudo das fontes impressas da primeira modernidade, preferentemente no contexto português, assim como a descrição dos recursos visuais utilizados naquela época;
  2. Experiência de investigação em projetos financiados com ênfase no estudo dos diagramas e imagens;
  3. Projeto de investigação sobre as representações do conhecimento na primeira modernidade, com preferência no contexto português, a desenvolver no âmbito do projeto “From Data to Wisdom”: http://ifilosofia.up.pt/projects/data-wisdom;
  4. Conhecimento do latim e das línguas modernas, com preferência da língua inglesa;
  5. Conhecimentos de informática aplicados ao design, à edição e publicação de textos e bases de dados, preferencialmente com experiência no uso de ferramentas visuais para a apresentação de resultados académicos.

Esta contratação tem em vista o exercício das seguintes funções: i) Participar na elaboração do catálogo de imagens, diagramas e visualizações baseado em fontes manuscritas e livros impressos até ao século XVII; ii) Estudar as imagens de acordo com os critérios “pragmáticos” de classificação do conhecimento, memorização, e síntese de conteúdo; iii) estudar o conceito de “visualização” e “perceção” no contexto do mundo digital; iv) manter atualizada a página web do projeto, organizar seminários e reuniões cientificas; v) publicar estudos sobre os temas do projeto, de preferência um artigo de revista e um capítulo de livro; vi) contribuir para o desenvolvimento de uma ferramenta digital de visualização de conteúdos ; vii) realizar outras atividades de apoio científico e logístico à organização da investigação no projeto.

As candidaturas são formalizadas mediante requerimento dirigido ao Presidente do Júri onde conste a identificação deste aviso, nome completo, número e data de validade do documento de identificação (cartão do cidadão ou passaporte), data de nascimento, morada completa, endereço eletrónico e contacto telefónico.

Entre outros, a candidatura é obrigatoriamente acompanhada dos documentos comprovativos das condições previstas para admissão a este concurso, nomeadamente:

1. Carta de Motivação (máximo 500 palavras);
  2. Projeto de pesquisa (máximo 1.500 palavras) a ser desenvolvido no âmbito do projeto “From Data to Wisdom” sobre as visualizações do conhecimento na primeira modernidade, e suas implicações no contexto da era digital;
  3. Curriculum vitae detalhado, e estruturado de acordo com os itens do ponto 13 do edital;
  4. Breve descrição das atividades científicas e atividades de extensão universitária mais relevantes dos últimos 5 anos, de acordo com o n.º 2 do artigo 5.º RJEC, e o ponto 9 do edital;
  5. Cópia de certificado ou diploma de doutoramento;
  6. Comprovativos da experiência valorizada, de acordo com n.º 12 do edital;
  7. Quaisquer documentos que o/a candidato/a considerem ser relevantes para a apreciação do seu mérito.

Os candidatos apresentam os seus requerimentos e documentos comprovativos em suporte digital, em formato PDF, para os seguintes endereços de correio eletrónico: [email protected], com conhecimento para [email protected]. No assunto da mensagem deve ser indicada a referência completa da posição “FLUP | 2do. Investigador doutorado| FDTW 029717”.

As candidaturas deverão ser apresentadas até às 23h59 (hora local) do dia 25 de junho de 2020 (10.º dia útil posterior ao da publicação do presente aviso na 2.ª série do Diário da República, na Bolsa de Emprego Público, no portal Eracareers, na página de Recrutamentos da Universidade e na página do sigarra da FLUP).

Mais informações aqui.