Encontra-se aberto, até 25 de junho de 2020, um concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para estudantes matriculados em Mestrado na área de Riscos Naturais em ambiente SIG, no âmbito do protocolo de prestação de serviços com a Sogrape Vinhos S.A., em curso na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), financiado por receitas próprias, nas  condições abaixo referidas.

Área (s) Científica (s): Geografia Física/Riscos Naturais

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se a esta bolsa todos os indivíduos maiores de idade detentores dos seguintes requisitos, comprovados documentalmente:

1. Matrícula em Mestrado, com conteúdos relacionados com modelação de riscos em ambiente SIG;
  2. Conhecimentos em modelação de processos geomorfológicos em ambiente SIG;
  3. Experiência de campo em processos naturais danosos;
  4. Conhecimentos na monitorização sobre o terreno;
  5. Conhecimentos em modelação estatística;
  6. Conhecimentos em avaliação ambiental;
  7. Formação de base em programação.

Condições de preferência:

1. Experiência de trabalho na área da hidrologia/geomorfologia;
  2. Experiência de trabalho de modelação de processos hidrológicos e análise espacial;
  3. Disponibilidade para estar ausente da área de residência durante a execução dos trabalhos sobre o terreno.

Plano de trabalhos:

As principais tarefas a desempenhar no âmbito da bolsa serão:

1. Montagem de esquema experimental e monitorização de processos hidro/geomorfológicos sobre o terreno em áreas agrícolas (Douro);
  2. Programação de sensores de humidade de esquema experimental em C++;
  3. Executar trabalhos de registo e inventário de instabilidade de vertentes sobre o terreno e remotamente;
  4. Participação na construção e utilização de estrutura de experimentação e monitorização de instabilidade de vertentes em laboratório;
  5. Construção e validação de modelos preditivos sobre instabilidade de vertentes e ravinamento;
  6. Redação de artigo científico / dissertação;
  7. Participação com apresentações em conferência e encontro científico.

Forma de apresentação das candidaturas e prazo de candidatura:

O concurso encontra-se aberto de 09 a 25 de junho de 2020 (até às 23h59, hora local).

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de email para o endereço  [email protected], com conhecimento para [email protected], indicando no assunto a referência “FLUP | 1 BI | SER107 (2020)”, acompanhado dos seguintes documentos:

1. Carta de motivação;
  2. Curriculum vitae, com indicação do nome e morada completos;
  3. Comprovativo de matrícula em Mestrado e das respetivas classificações obtidas nas unidades curriculares concluídas;
  4. Comprovativos da experiência exigida;
  5. Quaisquer documentos que os/as candidatos/as entendam ser relevantes para apreciação do seu mérito.

Mais informações aqui.