Encontra-se aberto até 25 de setembro de 2013 o período para apresentação de candidaturas à edição 2013 dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – Investigação Clínica ede Tipologia Júnior, no âmbito do acordo de cooperação entre Portugal e a Harvard Medical School.

O objetivo específico dos projetos de investigação clínica de tipologia “Júnior” consiste em reforçar a capacidade nacional de produzir novos conhecimentos relevantes para a Saúde, através de um estímulo ao desenvolvimento de projetos de investigação clínica, em que o/a Investigador/a Responsável deve obrigatoriamente conciliar atividades de investigação simultaneamente com a sua atividade clínica. Este concurso visa estimular a conceção e desenvolvimento de projetos de investigação clínica por Médicos em fases iniciais da sua carreira clínica.

Cada projeto será desenvolvido em rede, envolvendo colaboração entre o médico que se responsabiliza pela candidatura e equipas de investigação de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e equipas da Harvard Medical School.

Os projetos a financiar terão a duração máxima de 24 meses, sujeita a avaliação intercalar.

Prevê-se que o número de propostas a apoiar não exceda 2, para um total de financiamento máximo para cada projeto de 100.000 euros.

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação das seguintes entidades:

a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;

b) Laboratórios Associados;

c) Laboratórios do Estado;

d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia;

e) Empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos;

f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

A dotação orçamental total afeta ao presente concurso é de 200.000 euros.

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa nas suas componentes principais, entre o dia 17 de julho de 2013 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 25 de setembro de 2013.

Mais informações aqui ou junto da Unidade de Projetos da Universidade do Porto, através do e-mail [email protected].