O projeto  Blue Shuttle do CIIMAR, financiado pela União Europeia, está à procura de desafios para acelerar a digitalização nas áreas da biotecnologia azul edos recursos marinhos. Com este objetivo, o projeto abre um concurso com candidaturas até 15 de novembro com o desenvolvimento de projetos-piloto de caracter internacional para responder a cada um dos desafios selecionados.

Os desafios podem ser submetidos por qualquer empresa, startup, projeto, centro de inovação, instituição académica ou qualquer entidade que opere na área da bioeconomia azul em Portugal, Espanha, França ou Irlanda, com exceção dos membros do CIIMAR. Os projetos selecionados terão a oportunidade de receber soluções personalizadas desenhadas especificamente para promover a inovação digital, assim como trabalhar diretamente com empreendedores e inovadores internacionais.

Os desafios devem estar focados nos temas da colheita, produção de biomassa e bioprospecção, desenvolvimento de inovação e diferenciação de produtos incluindo tecnologias de transformação, transição verde ou transição digital, entre outras áreas ligadas à bioeconomia azul.

Com o objetivo de responder a cada uma das ideias selecionadas, os projetos-piloto irão abordar os seus requisitos digitais e tecnológicos para o desenvolvimento de uma prova de conceito inovadora, promovendo, assim, a competitividade e a resiliência do setor da bioeconomia Azul.

Mais informações sobre as candidaturas no link.