Encontram-se abertas, até 8 de maio de 2022, as candidaturas ao Programa de Aceleração e ao Programa de Pré-Aceleração do EIT Health Porto 2022.

Estes programas têm como objetivo fortalecer o ecossistema empreendedor da região Norte de Portugal e são dirigidos a startups, estudantes e investigadores. Com conteúdos personalizados e acompanhamento continuado, estes programas irão focar-se na aquisição de competências de empreendedorismo, na validação de soluções ou necessidades e no desenvolvimento de ideias de negócio em projetos com impacto na área da saúde.

O Programa de Pré-Aceleração, é direcionado a estudantes e investigadores com ideias ou projetos inovadores na área da saúde. Neste Programa, irão adquirir conhecimentos e competências de empreendedorismo e validar a necessidade que pretendem resolver. Através de metodologias colaborativas terão também oportunidade de desenvolver as suas ideias junto de grupos de interesse e outros parceiros.

O Programa de Aceleração é direcionado para startups que desejem acelerar o crescimento da empresa, aprimorar a estratégia de negócio, e validar as suas soluções em contexto real. Ao longo do Programa terão acesso a formações, mentoria e a oportunidade de validar a sua tecnologia.

Há 10 vagas disponíveis para cada programa. As candidaturas podem ser feitas aqui, para o Programa de Aceleração, e aqui, para o Programa de Pré-Aceleração.

Sobre o EIT Health

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia é um organismo da União Europeia que promove a inovação em toda a Europa, com base no triângulo do conhecimento – empresas, academia e investigação – a fim de encontrar soluções para os desafios globais prementes. Entre as 8 Comunidades de Conhecimento e Inovação (KIC), o EIT Health dedica-se à área da saúde, e representa uma das maiores iniciativas de saúde a nível mundial, que liga aproximadamente 150 parceiros nas áreas dos negócios, educação, investigação e prestação de serviços e cuidados de saúde.

Os três grandes objetivos do EIT Health são: fortalecer os sistemas de saúde na Europa, promover uma vida saudável e um envelhecimento ativo para os cidadãos, e contribuir para uma economia da saúde mais sustentável.

Sobre o EIT Health RIS Hub da Universidade do Porto

A Universidade do Porto assumiu o desígnio da inovação no sector da saúde através da adesão ao EIT Health. Assim, desde 2018 que o EIT Health RIS Hub da Universidade do Porto tem operado com o objetivo de aumentar o desempenho do ecossistema local de inovação nos seus três principais pilares: Educação – através de programas de formação complementares aos curricula; Investigação – através do financiamento de projetos inovadores; e Criação de Negócios – através de programas de incentivo ao empreendedorismo e outros esquemas de apoio logístico e financeiro.

Foi estabelecida como principal prioridade do hub o “fortalecimento do ecossistema empreendedor regional”, e consequentemente foram conceptualizadas ferramentas que permitam aos indivíduos e empresas envolvidos aumentar o sucesso da entrada no mercado de soluções inovadoras.