Encontram-se abertas, até 30 de março de 2023, as candidaturas à primeira edição do programa RESTART, um novo programa de financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), destinado a apoiar investigadoras e investigadores que tenham beneficiado recentemente de licença parental na prossecução e desenvolvimento de uma ideia de investigação original e inovadora, com a possibilidade de lhe associar outros recursos humanos e/ou materiais, de acordo com o financiamento disponibilizado e o tempo de execução previsto.

O RESTART é um concurso competitivo de projetos individuais de I&D em todos os domínios científicos, no montante máximo de 50 mil euros e com uma duração de execução de 18 meses. No total, este programa tem prevista uma dotação orçamental de 1,25 milhões de euros.

O financiamento é dirigido a todos/as os/as investigadores/as que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção, em que se procura colmatar o período da sua ausência da investigação, apoiando o reiniciar das suas atividades de I&D.

Alinhado com políticas públicas nesta área, o RESTART abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, os casos de licenças parentais partilhadas, as quais privilegiam a igualdade na prestação de cuidados e a partilha das responsabilidades familiares e durações de licença.

Anunciado pela FCT na sessão comemorativa do Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica, realizada a 24 de novembro de 2022, este novo instrumento de financiamento encontra-se alinhado com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nesta matéria, passando Portugal a ser um dos países pioneiros a dar resposta nesta matéria.

O concurso apresenta ainda algumas novidades face a outros instrumentos da FCT. Nomeadamente, é adotado um sistema de CV narrativo para uma avaliação abrangente e efetiva
dos percursos dos investigadores a realizar atividade em Portugal. Este sistema procura promover simultaneamente metodologias de avaliação mais qualitativas, robustas e integradas.

Mais informações na página do Concurso.