Programa Montepio Socialtech apoia startups de inovação social

As candidaturas para o Montepio Social Tech terminam a 3 de setembro.

Decorre até 3 de setembro o prazo de candidaturas ao programa Montepio Social Tech. Trata-se do primeiro programa de aceleração, formação e incubação transversal de projetos de inovação social com base tecnológica em Portugal. É desenvolvido pelo Montepio, em parceria com a Universidade do Porto, o Laboratório de Investimento Social, Fundação Calouste Gulbenkian, Impact Hub Lisbon, Santa Casa, Microsoft, Deloitte e Universidade Católica. A partir do programa Montepio Social Tech, a Caixa Económica vai apostar em 12 startups, em várias fases de desenvolvimento. A melhor proposta vai receber um prémio de 10 mil euros.

Saúde, educação, saúde, justiça, proteção/inclusão social, ambiente, são algumas das áreas onde podem ser desenvolvidos os projetos. O programa de aceleração arranca a 19 de setembro e dura 12 semanas. Na primeira fase, em outubro, as equipas terão duas semanas de formação, no Impact Hub Lisbon, para aprenderem a desenvolver o modelo financeiro e de negócio, fazer o diagnóstico do problema social e preparar o dossier para atrair investidores. O demo day de apresentação está previsto para a última semana de novembro.

O que é necessário para a candidatura? Uma ideia, uma equipa de 4 elementos e disponibilidade full time e motivação. Os projetos podem ser submetidos a concurso indepentendemente da fase de desenvolvimento.