Encontram-se abertas, até 16 de dezembro de 2022, as candidaturas ao Programa IACOBUS 2022/23, nas modalidades de Estadias de Investigação e Publicações Científicas (Papers), destinadas a docentes (PDI), Investigadores pré e pós-doutorais e e Pessoal de Administração e Serviços (PAS) das Universidades, Institutos Politécnicos e Centros Tecnológicos da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal.

Estadias de Investigação

O IACOBUS Estadias de Investigação promove e financia – até um total de 150 mil euros – estadias transfronteiriças para o desenvolvimento de projetos de investigação nas 39 entidades que participam no programa (sete Universidades; quatro Institutos Politécnicos, 22 Centros Tecnológicos e seis Fundações/Institutos de Investigação de Saúde).

Podem candidatar-se ao programa Docentes (PDI); Investigadores pré e pós-doutorais e Pessoal de Administração e Serviços (PAS) por parte das instituições de ensino superior. No caso dos Centros Tecnológicos podem participar Gestores de Inovação, com pelo menos cinco anos de experiência nessas tarefas, e Técnicos de I+D com menos de cinco anos de experiência.

Para participarem, os candidatos têm que ter contrato laboral/vínculo de investigação em vigor – também durante o período de realização da estadia – com uma das entidades participantes, assim como estar em condições de poder trabalhar do outro lado da fronteira.

De modo a promover a igualdade de oportunidades, 5% das estadias de investigação estão reservadas para pessoas com deficiência que comprovem, mediante certificado, um grau de pelo menos um 33% de incapacidade, e que superem a nota de corte definida pela Comissão de Avaliação.

Publicações Científicas (Papers)

O IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) promove ajudas económicas – até um total de 50 mil euros – à publicação de artigos científicos e de investigação em alguma das revistas indexadas no Journal Citation Report (JCR) ou no SCOPUS.

Os artigos têm que ser desenvolvidos através de uma colaboração transfronteiriça conjunta, por autores que pertençam às instituições de Ensino Superior da Eurorregião Galicia-Norte de Portugal (Universidades e Institutos Politécnicos) que fazem parte do programa.

Os interessados podem efetuar a candidatura diretamente no portal do programa. Nesta plataforma está também disponível toda a documentação sobre estas convocatórias.

Mais informações através dos e-mails: [email protected] e [email protected]

Sobre o Programa IACOBUS

O Programa IACOBUS  é um programa de cooperação, científica, cultural e pedagógica, gerido pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, que tem como principais objetivos promover e fomentar sinergias e o desenvolvimento conjunto de atividades de investigação, formativas e de divulgação entre Universidades, Institutos Politécnicos, Centros Tecnológicos e Fundações Biomédicas da Eurorregião GNP.

O programa está fundamentado nas prioridades definidas no Plano de Investimentos Conjuntos Galicia – Norte de Portugal (PIC 21-27) e nas áreas estratégicas estabelecidas pela Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galicia – Norte de Portugal (RIS3-T). Para tal, conta com apoio e financiamento da União Europeia, através do programa POCTEP.

Mais informações