A Fundação Luso-Americana (FLAD) e o Council of American Overseas Research Centers (CAORC) estabeleceram um programa que visa estimular os estudos lusófonos nos meios académicos norte-americanos, viabilizando o intercâmbio e a mobilidade de docentes e investigadores.

A FLAD tem vindo a trabalhar na constituição de uma rede de centros de investigação nas áreas das ciências sociais e humanas e lançou em 2013 o concurso Bolsas para Docência e Investigação nos E.U.A. destinado a atribuir bolsas a docentes integrados nas universidades e centros de investigação portugueses, permitindo experiências de leccionação nas universidades norte-americanas, por períodos de um a quatro meses.

Simultaneamente, o CAORC oferece o programa CLR (Center for Lusophone Research) /CAORC Grants for Short-Term Research in Portugal and/or Lusophone Africa (http://caorc.org/fellowships/clr/), que promove a mobilidade de investigadores norte-americanos para desenvolverem os seus projectos de investigação em estudos lusófonos nas universidades e centros de investigação portugueses.

O Programa FLAD/CAORC será publicamente apresentado na manhã do próximo dia 30 de Outubro nas instalações da Fundação Luso-Americana.

Para mais informações consulte a página oficial da iniciativa ou contacte a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail  [email protected].