O Programa Porto de Futuro | Voluntariado Estudantil Tutorial é um projeto que conta com a colaboração da Universidade do Porto com o Pelouro do Conhecimento e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, cujo principal objetivo é a diminuição do abandono e insucesso escolar dos alunos do ensino básico e secundário.

A Universidade do Porto participa neste Programa através de uma parceria com os Agrupamentos de Escolas de Augusto Pires de Lima, de Augusto Gil e do Infante D. Henrique, todas no Porto.

As atividades de voluntariado estudantil tutorial desenvolvidas nestes Agrupamentos assentam no apoio às atividades escolares do aluno, bem como a outras atividades formativas, desenvolvidas pela escola, de forma articulada com os professores e técnicos dos Agrupamentos.

Estas procuram contribuir para minimizar dificuldades de aprendizagem dos alunos do ensino básico e secundário, facilitando a sua integração na escola e na turma com o intuito de evitar o abandono escolar, assim como de preparar os alunos para a tomada de decisões responsáveis no presente e no futuro, quer na escola, quer na sua vida pessoal e social.

Aos estudantes voluntários, a participação neste projecto possibilita não só o exercício da cidadania no domínio da educação, como também a aquisição e desenvolvimento de competências complementares à sua formação académica, nomeadamente, o seu sentido de responsabilidade social, de contributo educativo e de colaboração em medidas promotoras do sucesso escolar e da inclusão social dos alunos.

*Se tens disponibilidade e motivação para conhecer e entender uma realidade sócio-cultural diferente da tua;

* Se pretendes colaborar ativamente na promoção do sucesso escolar no ensino básico, então aceita este desafio e candidata-te! A data para a apresentação do projeto, aos novos voluntários, será divulgada muito em breve!

Sabe mais sobre este Projeto, em: Testemunhos

Para mais informações contacta-nos:

* por E-mail: [email protected]

* por telefone 22 040 8210