Estão abertas as candidaturas para a 13ª edição do Programa COHiTEC, iniciativa criada em 2004 com vista a apoiar investigadores do Sistema Científico e Tecnológico Nacional na avaliação do potencial comercial dos produtos ou serviços resultantes das tecnologias que desenvolveram. Ao longo do programa, os participantes terão acesso a formação em temáticas relevantes para a comercialização das suas tecnologias (geração de ideias de produto e serviço, propriedade industrial, finanças, assuntos legais, desenvolvimento de modelos de negócios, elaboração de um plano de negócios, etc.).

A abordagem do Programa é hands-on, o que significa que os investigadores irão aplicar as aprendizagens às suas propostas de tecnologia e, com o apoio de estudantes de gestão e mentores, elaborar um projeto de negócios a ser apresentado publicamente no final do COHiTEC.

Em 2016, o Programa COHiTEC decorrerá entre março e julho, uma tarde por semana, no Porto (em parceria com a Porto Business School) e em Lisboa (em parceria com a Nova School of Business and Economics), não tendo qualquer custo para os participantes.

O Programa COHiTEC é uma iniciativa da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, que, nas suas doze edições anteriores, já apoiou 151 projetos, que deram origem a 26 empresas de base tecnológica, que receberam até à data mais de 35 milhões de euros de financiamento. O Programa é realizado com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e da Caixa Capital, e em parceria com a Porto Business School, a Nova School of Business and Economics e com docentes das universidades norte-americanas de North Carolina State, Brown e Rutgers.

As candidaturas ao Programa COHiTEC 2016 estão abertas até ao dia 15 de janeiro de 2016, através do formulário disponível em www.cohitec.com.