Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Programa Carnegie Mellon Portugal acaba de abrir um concurso para financiamento a projetos de investigação inovadores, com uma duração máxima de quatro anos, designados por Iniciativas Empreendedoras de Investigação (Entrepreneurial Research Initiatives – ERIs).

As ERIs são projetos em ciências, engenharia, gestão e políticas, que ligam investigação fundamental e aplicada à inovação tecnológica e ao desenvolvimento económico, com vista a resolver problemas concretos que conduzam a desafios científicos relevantes. A sua missão é estimular e promover a inovação no sector das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Portugal, funcionando como motores de inovação de escala internacional, integrados em redes globais de conhecimento e de negócios, para formar inovadores criativos, gerar novas ideias, e traduzi-las em produtos, processos e serviços. Uma ERI deve incluir equipas de instituições de investigação Portuguesas, da Carnegie Mellon University e pelo menos uma empresa.

O valor de financiamento total é de cerca de 6 milhões de euros, dividido em valores idênticos entre Portugal e a Carnegie Mellon University, para financiar quatro a sete ERIs.. O concurso vai estar aberto até às 17 horas  (hora de Lisboa) do dia 16 de outubro de 2013.

Sessão de esclarecimento: Dia 23 de julho de 2013, entre as 14:30 e as 16:00, no Auditório do INESC TEC (no campus da Faculdade de Engenharia da U.Porto).

Para mais informações consulte: http://www.fct.pt/apoios/projectos/concursos/cmu/2013/ ou http://www.cmuportugal.org/tiercontent.aspx?id=4786 .