No âmbito do centenário do nascimento do pintor Nadir Afonso, a Universidade do Porto e a Fundação Nadir Afonso lançaram um concurso para atribuição de um prémio para trabalhos multimédia.

O Prémio Fundação Nadir Afonso/Universidade do Porto pretende distinguir trabalhos de criação multimédia que tenham como origem uma obra plástica de Nadir Afonso.

O Prémio consiste numa única prestação pecuniária no valor 1.000 euros, suportada pela Fundação Nadir Afonso.

A participação no Concurso implica a entrega de um ficheiro com um trabalho de animação multimédia feito a partir de uma obra plástica de Nadir Afonso, que deverá obedecer aos seguintes requisitos:
a)Prestigiar uma das obras do pintor;
b)Partir de uma imagem da obra original de Nadir Afonso ou de uma réplica sintetizada;
c)Integrar, na sua composição, todos os elementos presentes na imagem original;

Para a seleção do vencedor serão considerados como principais critérios a originalidade e criatividade do trabalho de animação multimédia. As normas de participação podem ser consultadas aqui.

Os trabalhos podem ser enviados até 27 de novembro para o endereço de e-mail [email protected]

A exposição “100 Anos Nadir, Inéditos”, patente na Reitoria da Universidade do Porto, assinalou o arranque da homenagem da U.Porto ao pintor Nadir Afonso (1920-2013), um dos grandes artistas portugueses do século XX e um dos mais ilustres antigos estudantes da instituição. Com entrada gratuita, a exposição pode ser visitada até 23 de dezembro.