Encontram abertas, até 9 de janeiro de 2022, as candidaturas à quinta edição do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa. Este reconhecimento é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou de comunicação que tenham contribuído, de forma notável, para clarificar questões importantes a nível europeu, ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos em Portugal. Os trabalhos a concurso na presente edição deverão ter sido publicados ou difundidos pela primeira vez entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

As categorias a concurso e os respetivos prémios são os seguintes:
• Categoria “Jornalista – Media Nacional”: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros
• Categoria “Jornalista – Media Regional”: um prémio pecuniário de 5 000 (cinco mil) euros
• Categoria “Estudante”: um prémio pecuniário de 1 000 (mil) euros

As candidaturas podem ser apresentadas aqui. Os vencedores serão conhecidos a 9 de maio de 2022, Dia da Europa.