Estão abertas as candidaturas para a edição 2013 do Prémio de Excelência Pedagógica da Universidade do Porto, uma iniciativa que visa distinguir a excelência e inovação pedagógica dos docentes da U.Porto e, pela via do incentivo, contribuir para a melhoria contínua da qualidade do ensino e da aprendizagem e para o sucesso escolar e pessoal dos estudantes.

Criado em 2012, este galardão pretende então reconhecer e valorizar a qualidade do desempenho pedagógico dos docentes, valorizando o triângulo de sucesso que se constitui na interação entre as estratégias pedagógicas, a investigação e a transmissão e produção de conhecimento, incluindo o envolvimento dos estudantes nesses processos e cultivando nestes o prazer pelo saber e pela aprendizagem ao longo da vida.

O Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto tem o valor pecuniário de 5.000€ e será entregue durante a cerimónia comemorativa do Dia da Universidade do Porto, no dia 22 de março.

Nesta edição do Prémio de Excelência Pedagógica foi introduzida a possibilidade de nomeações para o Prémio de docentes, individualmente ou de equipas, por um dos órgãos de gestão da respetiva unidade orgânica, ou de um seu departamento. Estas nomeações decorrem durante o mês de outubro;

A formalização da candidatura por parte dos docentes, individualmente ou em equipas, nomeados ou por iniciativa própria, decorre no mês de novembro.

A candidatura deve ser submetida, através do preenchimento e envio de um formulário de candidatura e de um Trabalho de reflexão pedagógica, de acordo com o modelo a disponibilizar para premio.ep@reit.up.pt e ainda disponibilizando um curriculum vitae resumido na página pessoal do SIGARRA.

Os trabalhos submetidos e validados de acordo com o Regulamento do concurso, serão apresentados no Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto, que se realizará na Universidade do Porto, no dia 24 de Janeiro de 2014.

Para obter informação mais detalhada por favor consulte o Regulamento do concurso.