O prémio Aveleda «Vinho Branco & Saúde» é uma iniciativa da Portugal Foods e será entregue ao projeto cujo contributo seja o mais relevante para o conhecimento entre o consumo moderado de vinho branco e os seus efeitos benéficos para a saúde.

O consumo moderado de vinho, nomeadamente de vinho tinto, tem sido apontado, nas últimas décadas, como sendo potencialmente benéfico para a saúde. Contudo, nos últimos anos, novas investigações, dão um enfoque especial ao vinho branco, ao qual é atribuído um potencial idêntico ou mesmo superior ao do vinho tinto, no que respeita os efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no seu efeito antioxidante.

Poderão participar nesta iniciativa estudantes universitários, de forma individual ou em equipa, institutos de investigação e outras entidades que tenham interesse pelo tema.

O prémio atribuído será uma bolsa de investigação no valor de 4.000€, sendo aceites estudos Epidemiológicos ou Mecanísticos.

Os projetos poderão ser apresentados até ao dia 31 de março de 2013.

Mais informações e regulamento em www.aveledaportugal.pt