Está marcado para o próximo dia 3 de março de 2022 o Workshop on business-academia-policymakers collaboration: Healthcare innovation challenges”, que surge no âmbito do projeto PoliUniBus – Policy & Challenge University Business Collaboration Platform, desenvolvido por investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O Workshop irá decorrer em formato híbrido, sendo que a componente presencial terá lugar na FMUP. Trata-se da segunda iniciativa do género organizada pelo projeto. O programa terá uma sessão de abertura, com as presenças de Altamiro da Costa Pereira, diretor da FMUP, João Fonseca, professora da FMUP, e investigador do CINTESIS, e Joana Resende, Pró-Reitora da Universidade do Porto para o Planeamento, Empreendedorismo e Transferência de Conhecimento.

O principal objetivo deste Workshop é apresentar e validar a metodologia PoliUniBus, nomeadamente uma plataforma colaborativa e um sistema de “Challenge-led Grading”, que visa a aproximação e colaboração entre elementos de Instituições do Ensino Superior (docentes, estudantes e investigadores), empresas e autoridades ou instituições nacionais e internacionais.

“Tem havido uma aproximação entre as empresas e a academia, mas sem de uma forma sistematizada e desligada dos policymakers. Se houver uma forma de aproximar mais facilmente as partes, poderemos ter soluções que cheguem à sociedade de forma mais rápida e que facilitem, por exemplo, a resposta a desafios societais e a desafios de desenvolvimento sustentável da OMS”, explica Alberto Freitas, investigador principal do projeto em Portugal, além de investigador do CINTESIS e professor da FMUP.

Entre os pontos altos deste evento estarão a apresentação e a demonstração, ao vivo e em ambiente real, da plataforma PoliUniBus, baseada na nuvem, onde poderão e deverão ser colocados desafios, problemas ou propostas. O programa completo pode ser consultado aqui.

Neste Workshop, os estudantes serão ainda confrontados com desafios e problemas da vida real por empresas e serão desafiados a trabalhar com os parceiros na resolução desses mesmos desafios e problemas, usando a metodologia e a plataforma PoliUnibus.

O protótipo já está disponível, podendo já ser utilizado, embora ainda esteja ainda em fase de desenvolvimento. A intenção é passar de um protótipo funcional para um produto a ser usado em vários países, permitindo acelerar a resposta a determinados desafios e estimular a Inovação.

Espera-se que esta plataforma, depois de concluída, permita uma colaboração mais ampla entre pequenas e médias empresas e Instituições de Ensino Superior, contribuindo para responder aos desafios que se colocam em toda a Europa. Entretanto, surgirá também uma aplicação móvel.

Financiado pelo Erasmus+ UK National Agency – British Council, o PoliUniBus é um consórcio de seis parceiros de quatro países: CINTESIS/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, University of Liverpool (UoL), Lappeenranta University of Technology (LUT)), Centre for Factories of the Future (C4FF) e as empresas privadas Merinova (MER) e Actuate (ACT).

Os interessados poderão inscrever-se aquiMais informações através do e-mail [email protected].