A segunda edição do evento Open House Porto está de regresso em 2016 nos dias 18 e 19 de Junho às cidades do Porto, Gaia e Matosinhos, numa organização conjunta da Casa da Arquitectura e  Trienal de Arquitectura de Lisboa e com o apoio à divulgação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Em 2016, o Open House Porto 2016 tem como comissário o arquitecto e crítico Jorge Figueira, professor convidado do Programa de Doutoramento em Arquitetura da FAUP, que propõe uma “descoberta de lugares privados de instituições reconhecidas, uma viagem por arquitecturas esquecidas e a revisitação da casa burguesa do princípio do século XX e da habitação de cariz social surgida após a revolução de 25 de Abril de 1974”.

Para informar e orientar os visitantes, estão já abertas as inscrições para o recrutamento de 120 voluntários. Candidaturas até 8 de Abril de 2016 através do formulário disponível aqui.

Sobre o Open House
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 30 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetónica e histórica.

Como funciona o Open House Porto
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação. O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas. Em cada espaço é entregue o guia e o mapa do Open House Porto.

Mais informações em www.openhouseporto.com, www.casadaarquitectura.pt e www.trienaldelisboa.com.