I3S 300x200O i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto realiza no próximo dia 16 de junho, entre as 18h00 e as 19h30, o segundo debate sobre “Enhancement”, denominado «Noite das Ondas» e inserido no projeto europeu NERRI – Neuro-Enhancement: Responsible Research and Innovation. O programa inlcui um debate sobre «O condicionamento elétrico do cérebro» e uma performance artística – Enhancing the Mind’s I.

Com entrada livre, este debate vai contar com as intervenções do psicólogo Francisco Marques Teixeira, sobre «Neurofeedback: tecnologia e transformação»,  e do neurocirurgião Manuel Rito, sobre «Estimulação cerebral profunda: diferentes disfunções, diferentes alvos». Francisco Marques Teixeira é diretor clínico do Departamento de Neurofeedback no Instituto de Neurocências – Neurobios, e Manuel Rito é diretor de neuro-cirurgia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. A moderação caberá a João Relvas, investigador do i3S.

Ao debate segue-se uma performance artística protagonizada pelo psicólogo Francisco Marques Teixeira, o investigador Horácio Tomé Marques e os artistas plásticos Maria Manuela Lopes e Paulo Bernardino Bastos.

O NERRI é o primeiro projeto europeu (ao abrigo do FP7) coordenado pela Ciência Viva e visa promover o diálogo alargado sobre as implicações sociais, éticas e de governação no campo do melhoramento cognitivo (“neuroenhancement”). O aparecimento de novos fármacos e tecnologias para potenciação cognitiva levanta ainda o problema do desconhecimento dos seus efeitos secundários e a longo prazo. O NERRI tem vindo a produzir contributos concretos para a regulação nesta área e para definir uma agenda europeia de investigação e inovação responsáveis.

O consórcio do projeto inclui 18 parceiros de 11 países da União Europeia, entre os quais institutos de investigação e associações de doentes, museus e agências de comunicação de ciência. A equipa integra especialistas em ciências neuro-cognitivas, ciências sociais, humanidades e comunicação de ciência.