faup_na_superficieA Conferência Internacional Na Superfície: Fotografia e Arquitectura – Atravessando Fronteiras, Deslocando Limites (29 e 30 de setembro de 2016, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto – FAUP) pretende dar continuidade ao sucesso das suas três edições anteriores que provaram ser um importante fórum de debate e reflexão sobre fotografia e arquitectura, cujo trabalho pode ser acedido através de várias plataformas na internet, como www.nasuperficie.ccre-online.com e em publicações da scopio Editions (scopio magazine, o catálogo Na Superfície : Imagens de Espaço Público e Arquitetura em Debate).

A scopio Editions integrou e deu apoio às três edições anteriores do congresso e é agora o editor oficial de ON THE SURFACE: Photography and Architecture. Assim, esta quarta edição tem também como subtítulo Crossing Borders and Shifting Boundaries, que é o tema principal do actual ciclo da scopio Magazine e o primeiro número da publicação com revisão por pares Sophia.

Na Superfície: Fotografia e Arquitectura tem como objetivo, este ano, promover uma análise crítica global em volta do tema Atravessando Fronteiras e Deslocando Limites, explorando de que forma a imagem pode constituir um media que, por um lado, consegue atravessar fronteiras e deslocar limites entre diferentes problemáticas e áreas disciplinares onde a imagem e a fotografia estão presentes de forma significativa. Por outro lado, perceber a imagem e/ou fotografia como instrumentos críticos e inquisitivos utilizados para representar e perceber a arquitectura e a forma como esta se transforma e reflecte as diferentes identidades e universos culturais a que dá forma. Interessa estudar e explorar todas estas questões de forma abrangente, ou seja, relativamente a diversos países, regiões ou lugares, bem como perceber como tudo isso interage e afecta as nossas cidades. Pretende-se promover uma análise crítica global em torno da Arquitectura, Arte e Imagem (AAI) e em particular da Fotografia Documental e Artística no que diz respeito à sua concepção como um instrumento para questionar o universo da Arquitectura, Cidade e Território. Isso significa, entre outras coisas, ter uma compreensão abrangente sobre o mundo da Arquitectura, como uma prática e disciplina que opera, por um lado, no espaço real, influenciando a nossa experiência perceptiva e explorando novos códigos e formas espaciais e, por outro lado, que opera dentro de sistemas mais abrangentes: sócio-cultural, técnico, político e histórico. Interessa-nos entender o potencial dos universos artístico e documental para a construção de uma visão crítica e inovadora da arquitectura contemporânea e do seu passado. Acreditamos que os mundos da Arquitectura e da Fotografia são enriquecidos se a fotografia não se focar apenas na objectivação e documentação de edifícios e espaços, mas também na criação de um novo entendimento, baseado no olhar artístico subjectivo.

Dentro do programa da conferência Na Superfície haverão eventos paralelos como a Semana do Foto-livro na FAUP e a Exposição de Fotografia que mostrará os selecionados do concurso Future Memories, actividades em parceria com o Festival Encontros da Imagem de Braga. Será também lançado o livro Cityzines, editado pela scopio Editions, no dia 28 de setembro, com apresentação de Nuno Grande.

Os convidados da edição deste ano são:

Pedro Bandeira (EAUM) – para a sessão de abertura do dia 29
Jorge Figueira (DARQ-UC) – para a sessão de abertura do dia 30
Alberto Veiga (studio EBV )
Anna Fox (Photographer)
Ângela Ferreira (Encontros da Imagem Festival Director)
Camilo Rebelo (Architect)
Carlos Lobo (Photographer, CAAA, UCP)
Graça Correia Ragazzi (FAUP)
Iñaki Bergera (Main researcher of FAME)
José Luís Neves (Independent Curator, researcher at University of Ulster)
José Pedro Cortes (Pierre von Kleist Publisher)
Karen Knorr (UCA Farnham)
Lara Jacinto (Photographer, member of Colectivo Photo)
Marco Iuliano (School of Architecture, University of Liverpool)
Mariela Apollonio (Architectural Photographer)
Olívia da Silva (ESMAD – IPP)
Paolo Rosselli (Photographer)
Pedro Leão Neto (CEAU-FAUP)
Philipp Schaerer (Photographer)
Walter Costa (Independent Editor, Lombada coordinator)

Os interessados em participar devem inscrever-se no site da conferência internacional. A inscrição está sujeita ao pagamento de 30 euros para estudantes (em geral) e de 40 euros para o restante público para os dois dias da conferência e 25 euros para um dia (estudantes e público em geral).

Toda a informação acerca da conferência e respectivo programa estão disponíveis em http://nasuperficie.ccre-online.com