Estão abertas as candidaturas para os Doutoramentos (até 14 de abril), Mestrados Executivos e cursos de Formação Avançada (até 13 de junho) inseridos no âmbito do Programa MIT Portugal para o ano letivo 2016/2017. Os cursos são desenvolvidos em parceria entre cinco Universidades Portuguesas – entre as quais a Universidade do Porto – e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), e financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através do concurso Programas de Doutoramento FCT.

Nos Doutoramentos, são oferecidas 40 bolsas (10 por área) para investigação em Sistemas de Bioengenharia, Sistemas Sustentáveis de Energia, Sistemas de Transportes e Líderes para as Indústrias Tecnológicas. Têm a duração de 3 a 4 anos, sendo que 6 meses a um ano podem ser passados no MIT.

As investigações levadas a cabo no âmbito do Programa têm como foco a sua aplicação no mundo real. Desenvolver uma supercola cirúrgica para ser utilizada no coração de bebés com malformações congénitas, criar um medidor inteligente para diminuir a conta da eletricidade através de soluções à medida, desenhar um adaptador para que bicicletas possam circular em linhas férreas abandonadas como a do Tua ou otimizar a gestão dos atrasos dos aviões são desafios típicos a que os alunos se propõem. Algumas dessas soluções deram origem a start-ups capazes de gerar produtos e empregos, outras estão ainda em pleno desenvolvimento. Todas retratam aquilo que se pode esperar de um Doutoramento MIT Portugal: Inovação virada para a indústria e o desenvolvimento sustentável.

Com 10 anos de existência, o programa MIT Portugal deu já origem a 16 startups. Os antigos estudantes  de mestrado e doutoramento estão em empresas portuguesas como a Renova ou a PT, multinacionais como a Rolls-Royce, organizações internacionais como a OCDE e hospitais como o Guy’s and St Thomas’, da NHS (Londres). Os que optaram pela carreira académica estão espalhados por instituições portuguesas e internacionais, do MIT à King Abdulaziz City for Science and Technology (KACST).

Os cursos são ministrados em inglês e decorrem num ambiente altamente internacional, no qual convivem estudantes  de 28 países. Os estudantes têm a possibilidade de participar em projetos Test-Bed nas áreas das Cidades Sustentáveis, desenvolvidos em parceria com a EDP, a ADENE e a Câmara Municipal de Lisboa; Terapia de Células Estaminais para Aplicações Cardiovasculares, com a participação da Crioestaminal e do Hospital de Santa Marta; e Desenvolvimento de Produtos e Materiais para as Indústrias da Mobilidade, com a participação da Embraer e da Optimal, entre outras. Em Portugal, estão envolvidas a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Porto e a Universidade do Minho.

Programas de Doutoramento (PD-F, 10 bolsas financiadas pela FCT cada)

Candidaturas até 13 de abril de 2016 (1ª fase – bolsas)

• Bioengenharia
  • Líderes para Indústrias Tecnológicas