No decorrer do programa Data Challenge, cujas candidaturas para a  call estão abertas até 24 de outubro, vai ocorrer a masterclass Aprendizagem Profunda: Soluções e Desafios. A sessão, liderada por Nuno Lourenço, professor da Universidade de Coimbra, decorre no dia 13 de outubro, pelas 17h00, e tem como objetivo  dar a conhecer como é que os nossos dados estão a ajudar os computadores a aprender.

Nos últimos anos a Inteligência Artificial tornou-se ubíqua e omnipresente sendo usada nos mais variados tipos de aplicações. Sugerir o melhor percurso, avaliar a legitimidade de uma transação, fazer recomendações baseadas nas preferências dos utilizadores, ou até mesmo gerar obras de arte são alguns exemplos do uso de Inteligência Artificial e, mais especificamente, de Aprendizagem Computacional.

Estas aplicações tornaram-se possíveis graças aos avanços na capacidade de processamento dos computadores e ao aumento exponencial de dados disponíveis. Estes dois fatores permitiram desenhar e desenvolver sistemas de Aprendizagem Computacional cada vez mais complexos e eficazes, capazes de resolver problemas de extrema dificuldade e que até há pouco tempo eram computacionalmente irresolúveis.

Os sistemas atuais são predominantemente desenhados para domínios específicos de aplicação. Como tal, apesar destes sucessos, existem ainda grandes desafios a resolver e barreiras a ultrapassar para o desenvolvimento de Inteligência Artificial Genérica.

Nesta masterclass irão ser apresentados os conceitos base relacionados Aprendizagem Profunda bem como os desafios que a área tem pela frente, discutindo os avanços que têm sido feitos pela academia e indústria.

A masterclass é gratuita, aberta ao público e decorre em formato online. As inscrições podem ser feitas aqui.