Estão abertas inscrições, até ao próximo dia 2 de Outubro, para o Curso em Suporte Básico de Vida e que se destina a todos os estudantes do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina Medicina, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS).
Este curso terá lugar no dia 9 de Outubro em local a confirmar no ICBAS, das 09h00 às 13h00, e é um curso que vem ajudar a recuperar para a vida activa as vítimas de paragem cardíaca e respiratória (PCR).
Sabendo que a maioria destas situações ocorre em consequência de doença cardíaca súbita, traumatismos graves, afogamentos, facilmente se compreende que qualquer cidadão é vítima potencial de uma dessas ocorrências. Assim, a probabilidade de sobrevivência e recuperação nestas situações, depende da capacidade de quem presencia o acontecimento, saber como pedir ajuda e iniciar de imediato o Suporte Básico de Vida (SBV).
A chegada de meios de socorro ao local, ainda que muito rápida pode demorar tanto como 6 minutos! As hipóteses de sobrevivência da vítima terão caído de 98% para 11% se os elementos que presenciaram a situação não souberem actuar em conformidade, pois se nada for feito a probabilidade de salvar uma vítima de PCR diminui 7 a 10% por cada minuto que passa sem a vítima ser ajudada.

Informações e inscrições no site do ICBAS.