O Salão Nobre da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) vai ser palco nos próximos dias 10 e 11 e dezembro das IX Jornadas Monográficas de Química Farmacêutica, este ano dedicadas ao temas das “Doenças Raras e Doenças Negligenciadas: O papel da Química Farmacêutica e Medicinal”.

As Jornadas deste ano enfatizam o contributo e a interligação da Química Farmacêutica Medicinal na investigação relacionada com Doenças Raras e Doenças Negligenciadas e focam estratégias a utilizar na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos. Neste contexto, serão apresentadas pelos estudantes do 3º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF) da FFUP cerca de 60 comunicações em painel sobre Doenças Raras e Doenças Negligenciadas com conteúdos que integram áreas ministradas nas Unidades Curriculares de Química Farmacêutica, focando propriedades físico-químicas, modificações moleculares, estudos de relação estrutura-atividade e relação com perfis farmacocinéticos, metabolismo, mecanismos de ação a nível molecular entre outros.

Também serão apresentadas comunicações orais pelos estudantes do 4º ano da Unidade Curricular Planeamento e Obtenção de Fármacos, interrelacionando assim duas Unidades Curriculares do MICF. O evento conta ainda com participação de representantes da Associação Portuguesa de Doenças Raras e da Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica focando a problemática relativa a este tipo de doenças, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo, e a necessidade de apostar numa investigação dirigida, multidisciplinar e translacional.

As IX Jornadas Monográficas de Química Farmacêutica decorrerão nos dias 10 de dezembro, entre as 11h00 e as 13h00, e 11 de dezembro, entre as 9h30 e as 13h00.

A entrada é livre para Estudantes e Profissionais das áreas da Saúde e afins, bem como para o público em geral.