Nos dias 4 e 5 de dezembro de 2014, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto vai receber o IV Congresso Internacional de Ciberjornalismo, organizado pelo Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber), em colaboração com o Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA), Faculdade de Letras da U.Porto e Reitoria da U.Porto. Os investigadores interessados podem submeter as suas propostas de comunicações a apresentar no Congresso até ao dia 15 de julho.

Versando a temática do Ciberjornalismo, mas com especial incidência pela Qualidade e Credibilidade no Ciberjornalismo, as propostas devem ser enviadas para [email protected], em Português, Espanhol, Francês ou Inglês. Cada proposta deve contemplar uma descrição de 400 a 500 palavras, que inclua, designadamente, o tópico e relevância do mesmo, hipótese ou argumento, moldura conceptual e metodológica, resultados previstos e até cinco palavras-chave.

As propostas serão avaliadas pelos membros da Comissão Científica do Congresso, devendo o resultado ser comunicado a todos os autores até 15 de setembro de 2014.

A inscrição no IV COBCIBER deve ser feita através do envio de um e-mail para [email protected], com a indicação do nome, endereços postal e eletrónico de contacto, e regime de inscrição. A primeira fase de inscrição, a preços mais baixos, termina a 31 de outubro. A segunda fase termina a 30 de novembro.

Do programa do IV COBCIBER, destaca-se a conferência de abertura, a cargo de John Pavlik, diretor do Instituto de Investigação em Jornalismo e professor do Departamento de Jornalismo e Estudos de Media da Rutgers University (EUA), e autor de “Journalism and New Media”, uma das obras sobre jornalismo na Internet mais citadas em todo o Mundo. Entre os oradores confirmados estão também os nomes de António Granado, professor de jornalismo da Universidade Nova de Lisboa e ex-editor online do Público e da RTP, e da jornalista e professora na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Eva Dominguez, recentemente doutorada com uma tese sobre jornalismo imersivo.

Mais informações sobre o congresso serão anunciadas brevemente no site do ObCiber.