Está aberto até  -2 de março de 2014 o call for paper para o IV Colóquio Luso-Brasileiro de Sociologia da Educação, que decorrerá de 19 a 21 de junho, nas faculdades de Letras (FLUP) e de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto

Ao longo destes três dias (19 e 20 de junho na FLUP; 21 de junho na FPCEUP) vão ter lugar organizadas mesas redondas onde participarão, da parte da manhã, convidados e, da parte da tarde, os candidatos selecionados entre todos que enviem propostas de comunicações.

Irão ser privilegiadas as propostas que, inscritas na matriz sociológica, resultem de pesquisas empíricas no âmbito das seguintes temáticas, propositadamente abertas, onde cabem pesquisas múltiplas (abordando questões relacionadas com as desigualdades: gerações sociais, infância, jovens, adultos; politicas educativas em diferentes escalas de observação; etc.).

TEMÁTICAS:

Normatividade(s)
– Políticas públicas de educação e recomposição do Estado: privatização, estado mínimo e mercado
– Culturas de gestão e liderança na escola pública: racionalização e disseminação de “boas práticas”
– Avaliação da avaliação escolar: modelos em confronto
– Religião e educação

Envolvimento(s) e reconhecimento(s)
– Estratégias familiares e educativas e novas relações com a escola
– Escola e dinâmicas locais
– Culturas (organizacionais) escolares e culturas infantis de juvenis
– Trajetos e transições escolares num futuro incerto
– Públicos, vulnerabilidades e mediações na escolar
– Educação e formação de adultos

Crítica
– Média e educação: que relação?
– Processos de (re)composição da profissão docente
– Desigualdades da classe, de raça e de género na escola

Os interessados que pretendam apresentar os seus trabalhos no colóquio  demem enviar os respetivos resumos de comunicações até 2 de março, para [email protected].

Mais informações aqui.