O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), através do seu Departamento de Saúde Pública Veterinária, organiza, no dia 2 de novembro, um encontro, subordinado ao tema “One Health”.

O encontro abordará três tópicos principais relacionados com a temática. O primeiro tema terá como enfoque as Iniciativas “One Health” desenvolvidas pelo ISPUP e as dinamizadas a nível europeu.

O segundo debruçar-se-á sobre a partilha de informações e iniciativas regionais relacionadas com as zoonoses, tanto dinamizadas pela ARS Norte como pela DSAVRN (Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte).

Por fim, temas como resistência aos antimicrobianos, a comunicação entre atores da saúde pública e os cidadãos, determinantes sociodemográficos e zoonoses, entre outros temas, serão também abordados.

A iniciativa, que terá lugar no Auditório do ISPUP, insere-se no “International One Health Day”, que é celebrado oficialmente em todo o mundo no dia 3 de novembro.

O movimento “One Health” tem ganho justa importância e reconhecimento entre os stakeholders da saúde pública. Está já bem estabelecida a necessidade de haver uma abordagem transdisciplinar para problemas comuns à saúde humana, animal e ambiental, com o objetivo de resolver parte dos desafios críticos que se colocam atualmente à saúde global.

A participação no encontro é gratuita. Os interessados devem inscrever-se aqui.