A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), o Oceanário de Lisboa, S.A. (actualmente Fundação Oceano Azul) e a Universidade do Porto (U.Porto) celebraram recentemente um protocolo com vista à realização de um estudo destinado à caracterização do impacto da actividade científica desenvolvida em Portugal em todos os domínios do conhecimento, com especial destaque para as ciências do mar.

Recorrendo às mais sofisticadas ferramentas de pesquisa e análise bibliométrica actualmente disponíveis, este projecto, liderado pelo Professor Nuno Ferrand de Almeida, da U.Porto, e pela Professora Ester Serrão, da U.Algarve, pretende contribuir para o estabelecimento de um referencial que funcione como uma radiografia da ciência feita no nosso país.

No âmbito deste protocolo encontra-se neste momento aberto um processo de recrutamento e seleção, com vista à admissão de um Investigador Convidado, em regime de contrato de trabalho privado a termo certo, que actuará como coordenador-executivo da equipa de trabalho envolvida no projecto. As condições de candidatura podem ser consultadas na página da U.Porto.

A par deste, encontram-se ainda abertos, também até dia 22 de maio, três concursos para recrutamento dos Bolseiros de Gestão de Ciência e Tecnologia, nas áreas de ciências exactas, ciências sociais e ciências do mar, que integrarão esta equipa de trabalho.