Datas: 22, 23 e 29 de março de 2018

Horários: 19h00 – 21h00

Local: Reitoria da Universidade do Porto

Custo: 85€

Inscrições: [email protected]

O Pensamento Crítico é uma disciplina que pretende desenvolver a nossa capacidade para compreenderavaliar e formular raciocínios e argumentos.

Neste curso iremos apresentar (teoria) e exercitar (prática) as ferramentas cognitivas básicas de um pensador crítico assim como as competências sociais e as virtudes intelectuais que nos permitem tomar decisões e formar crenças com base em juízos bem informados e fundamentados.

Estrutura do Curso

1ª Sessão (22 de março)

“A natureza do pensamento crítico” e “Análise crítica de raciocínios e argumentos”: definição de argumento; premissas e conclusões; argumentos indutivos e dedutivos; pressupostos valorativos e factuais; mapas de argumentos.

 

2ª Sessão (23 de março)

“Avaliação crítica de raciocínios e argumentos”: reconhecimento de falácias; exemplos e contra-exemplos; definições; condições necessárias e suficientes; erros comuns em definições; a questão da verdade e da validade de premissas e argumentos; diferentes formas de refutar um argumento.

 

3ª Sessão (29 de março)

“Virtudes intelectuais e competências sociais de Pensamento Crítico”: hábitos e comportamentos propiciadores de Pensamento Crítico; vícios cognitivos comuns; o Diálogo como estratégia de superação desses vícios cognitivos.

 

Formador: Tomás Magalhães Carneiro
Professor de Filosofia com Crianças, Fundador do Clube Filosófico do Porto, Formador na área da Filosofia Prática e do Pensamento Crítico.
Página Pessoal: https://filosofiacritica.wordpress.com/

Inscrições: [email protected]