Datas: 9, 10, 11, 12 e 13 de abril de 2018

Horários: 19h – 21h

Valor: 120€

Inscrição: [email protected]

Este Curso de Introdução à Filosofia com Crianças tem por base o projeto FILÓSOFOS A BRINCAR, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de Mathew Lipman, Oscar Brenifier, Thomas Wartenberg, Peter Worley e Tim Kenyon.

A Filosofia com Crianças, praticada de forma regular e continuada melhora as competências verbais e argumentativas das crianças, ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.

A Filosofia com Crianças leva os alunos a viverem experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.

Além disso alguns estudos demonstram que a Filosofia com Crianças melhora significativamente os desempenhos dos alunos em disciplinas como o português (língua materna) e a matemática.

No final deste Curso os participantes deverão conhecer os princípios basilares da disciplina de Filosofia com Crianças (teoria), assim como ser capazes de dar os primeiros passos na preparação e desenvolvimento de uma sessão de diálogo filosófico com os seus alunos (prática). Também terão à sua disposição várias dezenas de exercícios (jogos, histórias, desafios, dilemas, etc.) para aplicação em aula com os seus alunos.

Estrutura do Curso

1ª Sessão (9 de abril)
O que é a Filosofia com Crianças: pressupostos teóricos e metodológicos
Estrutura de uma sessão de Filosofia com Crianças.
A metodologia do projeto Filósofos a Brincar (estímulos, instrumentos e estilos de moderação)
Prática de sessão de Filosofia com Crianças (diálogo filosófico).

2ª Sessão (10 de abril)
A estrutura de uma sessão de FcC (pontos de partida e pontos de chegada; ferramentas para pensar).
Alguns possíveis obstáculos e soluções.
Filosofar a partir de experiências mentais:

3ª Sessão (11 de abril)
Filosofar a partir de exercícios e jogos.

4ª Sessão (12 de abril)
Filosofar a partir contos tradicionais e histórias infantis.

5ª Sessão (13 de abril)
Como preparar e estrurar uma sessão de Diálogo Filosófico com os nossos alunos.
Exercícios práticos

Formador: Tomás Magalhães Carneiro
Professor de Filosofia com Crianças, Fundador do Clube Filosófico do Porto, Formador de Pensamento Crítico
Página Pessoal: https://filosofiacritica.wordpress.com/