As “Interações Mente-Matéria” e a nova área de investigação das interfaces cérebro-máquinas são o tema central do 10º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro”, organizado pela Fundação BIAL. O evento decorre de 26 a 29 de março, na Casa do Médico, no Porto (Ordem dos Médicos – Secção Regional do Norte, ao Jardim da Arca d’Água).

A sessão “From Mind to Action” (Da Mente à Ação), da autoria de Miguel Nicolelis, inaugura o primeiro dia. O trabalho do médico e cientista brasileiro, reconhecido como um dos melhores do mundo, assenta na convicção de que, independentemente dos mecanismos naturais que temos, há a possibilidade de influenciar a matéria através da atividade cerebral, o que se poderá traduzir no desenvolvimento de instrumentos e aplicações para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com paralisias severas.

No segundo dia do evento, Rui Costa, investigador do Programa Champalimaud de Neurociências apresenta os seus estudos sobre os mecanismos cerebrais que levam ao ínicio voluntário de acções, bem como às suas implicações na aprendizagem e execução das mesmas e à incapacidade de as realizar, observadas em distúrbios como as doenças de Parkinson e de Huntington. Este dia conta, também, com a intervenção de Eberhard Fetz, investigador da Universidade de Washington, cujo estudo se centra na estimulação e reabilitação cerebral via interfaces cérebro-computador, de Nick Ramsey, professor de Neurociência Cognitiva na Holanda e Ander Ramos-Murguialday, do Instituto de Psicologia Médica e de Neurobiologia Comportamental da Universidade Eberhard Karls, na Alemanha.

A vertente psicológica das “Interações Mente-Matéria” é o assunto que marca o dia 28. Peter Bancel, investigador doutorado em Física e mentor do Projeto da Consciência Global, apresenta o seu trabalho, cuja finalidade é testar a hipótese de que a atenção focada por um grande número de pessoas durante eventos mundiais possa estar correlacionada com desvios numa rede global de geradores físicos de números aleatórios. Dean Radin, do Institute of Noetic Sciences da Califórnia, Harald Walach, Diretor do Institute of Transcultural Health Sciences da Universidade Europeia Viadrina, na Alemanha, e Stuart R. Harmeroff, Diretor do Centro para Estudos da Consciência da Universidade do Arizona, EUA, estarão também na lista de palestrantes sobre o tema. No dia 28 à noite acontece, ainda, uma tertúlia conduzida pela artista Marta de Menezes e pelos neurocientistas Mário Simões e Miguel Castelo-Branco. Este será um espaço de discussão sobre como o cérebro pode ser iludido na interpretação do mundo material.

O tema do último dia é a dimensão social e filosófica das relações Mente-Matéria. Steven Laureys, da Universidade de Liège, na Bélgica, fala sobre atividade científica na análise das capacidades cognitivas em doentes com pouca ou nenhuma evidência de comportamento consciente – como no caso dos pacientes em estado de coma. Rainer Goebel, da Universidade de Maastricht, Adolf Tobeña, da Universidade Autónoma de Barcelona e Patrick Haggard, da University College, em Londres, completam o leque de oradores do encontro.

Como é habitual, 10º Simpósio “Aquém e Além do Cérebro” conta com apresentações dos resultados de vários projetos de investigação de bolseiros da Fundação BIAL.

Preço das Inscrições
€ 180 – sem refeições