O GPPQ da FCT em parceria com a Comissão Europeia, com o Fundo Europeu do Investimento, com a European Association of Mutual Guarantee Societies e com a Portugal Ventures, promove no próximo dia 19 de fevereiro, no ISCTE-IU (Lisboa),. o Infoday Horizon 2020 – Financial Instruments for Research & Innovation, dedicado à promoção das soluções de dívida e equity previstas no Horizonte 2020.

O evento será realizado em inglês e tem como potenciais destinatários empresas, PME incluídas, entidades intermediárias financeiras, institutos de investigação e universidades, que pretendam obter empréstimos ou garantias para projetos de investigação e inovação.

Recorde-se que, no âmbito do programa Horizonte 2020, foi lançado o tema Acesso a Financiamento de Risco, no Pilar de Liderança Industrial, com o orçamento de cerca de 2.842 milhões de euros. Esta área pretende promover instrumentos financeiros para a investigação e inovação e inclui iniciativas na área de dívida e de equity.

Os principais instrumentos são o Risk Sharing Finance Facility que tem como objectivo disponibilizar empréstimos e garantias a projetos de investigação e inovação de risco elevado a taxas de juro competitivas (pelo Banco Europeu do Investimento – BEI), o Risk Sharing Instrument, que permite o financiamento de projetos de investigação e inovação de menor dimensão (montantes entre 25.000 € e 7,5 M€) através de entidades financeiras intermediárias (via Fundo Europeu do Investimento), bem como diversos instrumentos de equity, tais como a iniciativa GIF2, entre outros.

Poderá consultar a agenda e efetuar a inscrição para o evento aqui.

Para mais informações, contactar a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].