Encontram-se abertas, até 1 de maio de 2023as candidaturas à  unidade de formação contínua Visualização de Dados”, promovida pela Faculdade de Ciências  da Universidade do Porto (FCUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 2 de junho de 2023, esta formação – creditada em 6 ECTS –  tem como destinatários pessoas com conhecimentos prévios em linguagens de programação, idealmente R ou Python, que pretendam desenvolver competências na área da Visualização de Dados utilizando Python ou R.

No final do curso, os participantes deverão adquirir conhecimentos que lhes permitam “compreender e saber aplicar os principais conceitos envolvidos na criação de um gráfico em Python e R usando as suas mais recentes bibliotecas”; “explicar os métodos padrão de aprendizagem automática e mineração de dados e suas particularidades para fins de visualização”; “explicar os métodos de visualização e análise visual e as diferenças entre eles; descrever os limites dos métodos de aprendizagem automática e de mineração de dados para resolver problemas de análise de dados e quando os métodos de visualização são possíveis soluções”; “criar estratégias elegantes e simples para resolver problemas de análise de dados, integrando a visualização aos métodos de aprendizagem automática e mineração de dados e justificar as escolhas”; e “realizar tarefas de análise de dados em grandes conjuntos de dados para descobrir visualmente padrões de dados e formular hipóteses”.

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas na página do curso.