Encontram-se abertas, até 28 de maio de 2023as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) «Validação de Ensaios – implementação e controlo», promovida pela Faculdade de Ciências  da Universidade do Porto (FCUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 30 de junho de 2023, esta formação – creditada em 6 ECTS –  tem como destinatários pessoas sem conhecimentos prévios de validação de métodos de ensaio, mas com alguma experiência na utilização e compreensão dos princípios inerentes aos métodos de ensaio. A formação também será útil a pessoas que procuram atualizar o conhecimento na área, através da discussão de casos de estudo relevantes e discussão de inovações introduzidas nos documentos normativos.

No final do curso, os formandos deverão estar capacitados para: «o conceito e importância de se obter medições analíticas válidas»; «o significado de desempenho de um método de ensaio e desenvolver capacidades para avaliar as características desse desempenho a fim de se definir os requisitos para a obtenção de medições válidas»; «o desenvolvimento de competências no uso adequado das ferramentas aplicadas ao controle da qualidade do processo analítico»; «o desenvolvimento de competências para a aplicação do controlo estatístico do processo à informação química produzida num laboratório analítico»; «a criação e execução de um plano de validação de um método de ensaio»; «o planeamento e participação em exercícios de intercalibração».

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas na página do curso.