Encontram-se abertas, até 28 de maio de 2025, as candidaturas à unidade de formação contínua “Territórios: Casos de Estudo”, uma formação promovida pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.
‘Territórios: Casos de estudo’ é uma das unidades de formação do ‘Curso de Estudos Avançados em Território’ — CEAT e visa criar um espaço de debate e construção coletiva de conhecimento em torno de temas prementes associados às políticas, práticas e processos de intervenção, tendo em vista dotar os/as formandos/as de instrumentos operativos para a análise e atuação no território, à luz das suas especificidades.
Integrada num modelo de aprendizagem coletiva e imersiva, esta unidade centra-se na partilha crítica de experiências, projetos e políticas de transformação territorial. Propõe uma leitura dos territórios como realidades complexas e dinâmicas, analisando intervenções exemplares que revelam processos de mudança envolvendo múltiplos agentes, escalas e contextos.
A partir da observação direta e do estudo de casos, nomeadamente através da experiência de uma viagem de estudo, examinam-se as condições que viabilizam intervenções territorialmente significativas e a forma como estas respondem a desafios contemporâneos como as alterações climáticas, a coesão social, a sustentabilidade e a inclusão territorial.
Com início das atividades letivas a 27 de junho de 2025, esta formação – creditada em 6 ECTS – tem como destinatários todos os interessados nas temáticas, destinando-se prioritariamente a profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projeto urbano.
Esta formação disponibiliza Bolsas de Incentivo.
Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário letivo podem ser consultadas na página do curso.