Encontram-se abertas até 26 de abril de 2023 as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) SPARE+: Enquadramento e Utilização”, promovida pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 27 de maio de 2023, esta formação – creditada em 2 ECTS – tem como destinatários licenciados em Ciências da Nutrição e Dietética e Nutrição; e dirigentes/gestores, profissionais do setor escolar e demais comunidade escolar com responsabilidade na oferta alimentar.

No final do curso, os participantes deverão adquirir conhecimentos teórico-práticos  no âmbito da “seleção da metodologia e aplicação prática das recomendações alimentares e nutricionais em vigor, bem como critérios de sustentabilidade para o planeamento de refeições escolares“; estar capacitados para “enquadrar legalmente as medidas hígiossanitárias e técnico-funcionais a serem implementadas, assumindo a realidade da instituição/ empresa“, para reforçar e promover metodologias adequadas para uma correta monitorização dos procedimentos implementados relativo às fichas técnicas em vigor e aos planos de ementas em termos qualitativos e quantitativos“, bem como, para adquirir “ferramentas que permitam uma adequada monitorização das condições hígiossanitárias e técnico-funcionais da produção e distribuição de refeições“.

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas na página do curso.