Encontram-se abertas, até 13 de julho de 2023as candidaturas à unidade de formação contínua (UFC) «SEA – Sustentabilidade e Economia Azul: uma abordagem à literacia oceânica», promovida pela Faculdade de Ciências  da Universidade do Porto (FCUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos.

Com início das atividades letivas a 15 de setembro de 2023, esta formação – creditada em 6 ECTS –  tem como destinatários titulares do grau de licenciado, ou equivalente legal, ou do grau de bacharel com formação na área das Ciências Ambientais ou do seu Ensino e/ou profissionais a atuar nas áreas das Ciências Ambientais ou do seu Ensino que sejam detentores de currículo profissional de relevância nesta área e que queiram atualizar os seus conhecimentos.

No final do curso, os formandos deverão estar capacitados para: «identificar os contributos, numa vertente histórica, para o conhecimento dos recursos marítimos, em Portugal»; «apresentar a participação da Marinha nos estudos sobre os oceanos, nos séculos XIX e XX»; «conhecer os recursos geológicos marinhos»; «compreender abordagens geológicas aplicadas para a prospeção da economia do fundo do mar»;  «reconhecer a importância dos ecossistemas costeiros: a biodiversidade marinha e reservas naturais de recursos»; «definir as áreas de soberania nos ecossistemas marinhos»; «promover a conservação das áreas de proteção marinha: garantir continuidade de stocks pesqueiros»; «reconhecer a importância do mar para uma economia sustentável»; «desenvolver literacia científica sobre a sustentabilidade e economia azul».

Estão também disponíveis Bolsas de Incentivo para formandos que frequentem esta formação.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas na página do curso.